Melasma??? Dra. Samanta Meneguzzi tira nossas dúvidas!

15 jun 2015 0 0

Blog – Primeiro gostaríamos que você esclarecesse, para que não haja confusão de manchas, o que é o MELASMA? e quais as suas causas?

Dra. Samanta – O melasma é um tipo de mancha na pele, de cor acastanhada ou marrom escura que surge em áreas foto-expostas, principalmente na região malar facial, região supra-labial e na testa, mas também pode ter localização extra-facial como colo e bracos.

foto reprodução internet

foto reprodução internet

Blog – Qual a relação entre melasma e gravidez?

Dra – O melasma quando surge na gravidez é chamado de cloasma. Ha uma relação entre fatores hormonais e surgimento de melasma, pois sabemos que o mesmo também piora na gestação e com o uso de anticoncepcionais orais. Mas o fato de estar gravida não significa que não devemos tratar o melasma. atualmente existem substancias clareadoras liberadas para uso na gestação que não causam prejuízo ao bebê. E os cuidados incluem o uso de muito protetor solar nessa fase. Na nossa clinica, fazemos um protocolo especial de tratamento e acompanhamento das nossas pacientes gestantes, incluindo prescrição personalizada e procedimentos estéticos liberados a partir do segundo trimestre.

Blog – Tem uma idade mais propensa para que o melasma se manifeste ou não existe isso?

Dra – Idade não, mas como existe a relação hormonal, nas fases da vida da mulher em que ocorre a maior incidência de gestação e de uso de contraceptivos hormonais estão a maior parte dos casos.

Blog –  Qual o tratamento indicado?

Dra – Existe uma gama muito grande de tratamentos para o melasma, desde peelings com um blend de ácidos personalizados para aquele caso até a grande novidade: o uso de um laser q-switched com um tipo de pulso bem mais curto, o que garante a baixa agressividade do equipamento. Quando tratamos melasma, seja com peelings ou lasers, não devemos irritar demais a pele, porque essa resposta inflamatória pode piorar o problema. A vantagem do laser é que ele não tem downtime, ou seja a paciente pode voltar às suas atividades imediatamente após a sessão e mais: as aplicações são indolores. A tendencia mundial na dermatologia avançada é agregar tratamentos no protocolo do melasma, como medicações antioxidantes em forma de cápsulas, peelings seriados e sessões de laser q-switched . Importante que seja feito um plano de tratamento diferenciado para cada paciente, considerando a sua rotina diária, sua exposição solar (que deve ser a minima possível) e seu goal point .

Blog – Existe algum fator agravante?

Dra – Sabemos que a principal causa do melasma é a exposição solar. Os estudos mostram tambem a influência da Luz visível na gênese do melasma, por isso a importância da fotoproteção inclusive em ambientes fechados.

Blog –  Como cuidar de um pele que tem melasma? existe alguma contra-indicação?

Dra – O ponto de partida para que o tratamento tenha efeito é a proteção contra os raios solares. Aplicar um filtro solar potente físico e químico, com FPS mínimo de 30 nas regiões expostas do corpo é a medida essencial. Em especial procure filtros que tenham proteções contra os raios ultravioleta A (UVA) e ultravioleta B (UVB). O conceito atual do tratamento de melasma agrega tratamentos clínicos tópicos e orais juntamente com procedimentos realizados pelo Dermatologista no consultório, usando as tecnologias de ponta e procedimentos já consagrados como peelings químicos e intradermoterapia.

foto reprodução internet

foto reprodução internet

Blog – Algumas mulheres dizem que o melasma não some totalmente, que isso é apenas promessa de algumas clínicas e dermatologistas. Afinal, é possível essa extinção dele da pele?

Dra – Costumo dizer para as minhas pacientes que o melasma não tem cura mas tem controle. Portanto o tratamento deve ser contínuo, mas em forma de rodízio para manter o melasma estabilizado.

Blog – Qual o tratamento que a sua clínica oferece para melasma?

Dra – Na clinica gosto de examinar cada paciente e montar um plano de tratamento considerando sua rotina diária e agregando tratamentos com eficácia já comprovada a tecnologias modernas como o laser q-switched de curta duração (spectra ou acroma).

Blog  – Quais produtos você indica para quem tem melasma, porém, ainda está amamentando?

Dra – Existe uma gama de clareadores aprovados para o uso em gestante e durante a amamentação, liberados pela sociedade de pediatria. Nessa fase, o laser q-switched de pulso curto (acroma ou spectra) tambem pode ser utilizado com excelentes resultados.

 

Dra. Samanta Meneguzzi

Dra. Samanta Meneguzzi

Clínica Dra. Samanta Meneguzzi – Dermatologia e Cosmiatria Médica
Unidade Belém – Travessa Dom Romualdo de Seixas 1395 – entre Antônio Barreto e Diogo Móia – Umarizal -Tel (91) 33557990 – 33578770 -98117-3021 (whatsapp)

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *