Mari mãe,blogueira e cantora (agora é nessa ordem!)

12 mar 2015 0 1

Ela apareceu para o público cantando, ao participar do reality show musical Fama, exibido pela Tv Globo,em 2004. Antes disso, já havia percorrido um caminho que passava por escolas de canto lírico,na Itália, e escola de música em Seattle, nos EUA. Filha de pais com nomes conhecidos no segmento, Fafá de Belém e Raul Mascarenhas, a cantora Mariana Belém encontrou a realização na maternidade, na construção de sua família e no privilégio de poder trabalhar nesse universo materno com o Blog “Mamãe de primeira viagem”. E a música? onde ficou? ela contou pra gente no bate-papo a seguir:

Mariana-belém

BlogO que sentiu quando se descobriu grávida após já ter passado pela perda de um filho? deu medo?
MB – Perdi o bebê em novembro de 2010 e engravidei em abril de 2011. Na primeira, eu reuni a família em casa, logo que descobri, celebramos e tal. Então, ao perder, eu não tive apenas que lidar com a dor, mas também com a expectativa e dor da família toda – principalmente em se tratando do período em que eu estava vivendo. Na gestação da Laura fizemos tudo diferente. Só eu e meu marido sabíamos, esperamos ver o coraçãozinho bater para contar, individualmente, sem grandes eventos, para cada pessoa da família e amigos mais próximos. Depois dos 3 meses, dei a exclusiva para a Veja SP e o blog nasceu lá.

BlogFostes uma grávida enjoada ou apenas uma grávida com enjoos?
MB – hahahahaha Acho que nenhum dos dois. Fui uma grávida “pé na jaca” hahaha Os primeiros 3, 4 meses eu tinha muito sono, depois fiquei super ativa. Nos últimos 2 meses começou a pesar mais. Não enjooei e não tive frescuras. Enfiei o pé na jaca, comendo tudo que quis e vivendo aquela plenitude.

Mariana Belém, grávida de Laura, e o marido Cristiano Saab. (foto: arquivo pessoal)

Mariana Belém, grávida de Laura, e o marido Cristiano Saab. (foto: arquivo pessoal)

BlogComo encarou as mudanças no corpo e o que fez para voltar à esta excelente forma física que está esbanjando?
MB – Eu engravidei 13kgs acima do meu peso, por conta do período triste, onde eu compensava com comida. Não fiquei noiada, nem nada, com o ganho de peso e nem me cobrei porque eu sabia o que aquilo estava sendo pra mim. Depois do parto,quando via fotos, é que notava que eu estava enorme hahahaha. A gente tem que respeitar nosso metabolismo, nosso momento… Demorei bastante pra voltar emagrecer porque me dediquei integralmente à Laura. Não temos babá desde que ela nasceu, contamos apenas com o apoio da família quando precisamo sair e etc. Quando ela estava com um ano e 5 meses é que comecei a fazer regime. Fiz a dieta Dukan por alguns meses e perdi 10kgs, mas engordei 5kgs, daí, em agosto comecei o método Ravenna e foram 11kgs(em 60 dias). Fechei a boca, fiz aulas funcionais, nada aeróbico e tudo isso me fez muito bem. Não tem a ver com estética, mas com bem estar. Eu estava com dor nos joelhos, nas costas… O pilates e os exercícios funcionais me fortalecem de dentro pra fora e estou me sentindo muito melhor como “mãe-polvo”, que carrega o bebê de um lado, a sacola do outro, a bolsa no antebraço… hahahahah Minha prova de fogo na dieta foi ir para o Círio ,daquele ano, e não sair da linha. Geralmente, em Belém, como muito, porque amo a culinária. Mas foquei no melhor peixe do mundo pra mim, o Filhote, no jambu e nos legumes. Deixei minha maniçoba, meu risoto de tucupi e as demais delícias do Capone, do San Paolo, do Roxy e do Remanso do Bosque para a próxima vinda hahahaha

BlogComo é a Fafá avó de Laura?
MB – Babona, claro. Mas Mamy não suporta criança mau educada, então sei que os mimos tem um limite. Ela está vivendo com a Laura o que ela não teve tempo de viver comigo, já que precisava trabalhar para meu sustento. Ela se joga no chão com a Laura, se diverte horrores. Parecem duas crianças. É muito lindo de ver!!!

Um Natal em família: Mariana Belém,a filha Laura,e sua mãe,a cantora,Fafá de Belém.

Um Natal em família: Mariana Belém,a filha Laura,e sua mãe,a cantora,Fafá de Belém.

Blog - E o marido cercado por duas mulheres? o que mudou?
MB - Somos as meninas dele. Laura é a cara dele, só tem minha boca e é destra como eu. Mas fisicamente, e até em gênio, é ele todinho hahaha Meu casamento só melhorou e devo isso muito à paciência e compreensão dele, que soube lidar com os momentos confusos e hormonais da gestação e do pós parto. A mulher fica muito alterada emocionalmente, hormonalmente… Se o homem não apoiar, relevar e for compreensivo, fica muito difícil. Quando a Laura nasceu, exceto quando estava viajando, ele deu todos os banhos e isso segue até hoje: ela só quer saber de tomar banho com o papai. Como durante a semana ele trabalha o dia todo e ela fica mais comigo, aos sábados a natação é com ele e fazemos tudo juntos. Como eu disse, ele tem o melhor olhar sobre a vida e ideais de família que eu, então tudo veio a somar

BlogCom tanta mudança positiva em sua vida, e que consome tempo e atenção, a música ficou onde?
MB - Percebi que eu canto porque amo cantar mas que jamais abriria mão de certas coisas pela carreira. A carreira pede certos sacrifícios que não estou disposta a fazer, como: passar aniversário longe da família, perder mostra cultural na escola da Laura… E não julgo quem consegue. Só não me faz feliz mesmo. Sou mãe, sou mulher do meu marido, sou dona de casa e quero ficar a maior parte do tempo sendo assim – e me dedicando ao Blog para fazer o bem, o máximo que posso. Com os eventos para os quais sou convidada, por ter o Blog, eu aprendo demais e só me agrega coisa boa. Continuarei cantando, mas porque amo e não porque almejo fama, multidões (aliás, nunca foi meu foco, sempre fui mais intimista) e nem turnês.

Registro da cantora em uma de suas apresentações em Belém

Registro da cantora em uma de suas apresentações em Belém

Blog - Como surgiu a ideia do blog “mamãe de primeira viagem”?
MB – Surgiu quando a gestação da Laura atingiu o período seguro, no 3o mês. Eu quis dividir minha experiência dolorosa anterior, do aborto espontâneo, de ter que ficar um mês com tudo dentro de mim até que o organismo eliminasse sozinho e etc, para que outras mulheres, outros pais, vissem que é comum e que vale a pena perseverar. E foco na criança, claro, mas dando muita atenção à mãe e ao pai também. Os sentimentos, as frustrações, a plenitude, as alegrias e etc… Às vezes a pessoa está se sentindo só porque acha que só ela sente certo sentimento pós parto e, ao ler um relato parecido não se sente um ET, se sente normal. O objetivo do Blog é esse: você não está só. Fora toda as ações sociais nos quais me envolvo e divulgo com o Blog. É uma missão para mim, minha paixão!!!

www.mamaedeprimeiraviagem.com

www.mamaedeprimeiraviagem.com

Blog - Se considera uma mulher realizada?
MB - Com toda certeza. Principalmente após a morte do meu irmão, meu olhar sobre realização mudou. Tenho saúde, minha família também tem saúde, estou construindo uma família linda, com um marido parceiro e uma filha doce e risonha, amigos maravilhosos e ainda posso usar minha imagem e meu espaço na internet para ajudar o outro. Só tenho a agradecer à Nazinha e Deus por cada dia, cada bênção.

Família linda da Mariana Belém

Família linda da Mariana Belém

BlogComo educar uma criança?
MB - Affffff essa é a parte mais difícil. A maior angústia para os pais é não saber se está fazendo de forma correta. A gente repreende, depois fica com dó, achando que passou do ponto (mesmo não tendo passado), mas não pode deixar de repreender. Criança pede limite. Claro que já errei muito e que devo errar muito ainda. Mas vou aprender com os erros e errarei com a melhor das intenções. Na primeira festa de aniversário da Laura pedimos que as pessoas, ao invés de presente para ela, trouxessem doações para crianças até 6 anos. O próximo aniversário será assim também. Levo a Laura na maioria das ações beneficentes que posso. Hoje ela não entende nada disso, mas depois vai entender quando contarmos. O que eu mais quero é que ela seja feliz, que tenha respeito pelo outro, seja educada e ajude o próximo.

BlogExiste mãe que não sente culpa?
MB - Não. hahaha Uma vez li uma frase da atriz Lavínia Vlasak onde ela dizia que, junto com a mãe, nascem duas coisas: as estrias e a culpa. hahaha As estrias nem sempre, mas a culpa… Culpa de deixar o filho em casa pra trabalhar, culpa de não trabalhar, culpa por dar bronca… Tantas. Mas a gente aprende a lidar com elas todas e faz dela nossa companheira hahahaha

Blog - Quais valores recebeu de sua mãe e que passa hoje pra Laura?
MB – Nossa… Tantos. Mas acho que a liberdade (Laura corre solta o dia todo) e o carinho com o próximo, quem quer que seja. Laura sempre foi no colo de todo mundo, sempre interagiu, a educação, o respeito. Minha mãe frisava muito o “por favor” e “obrigada” e eu faço isso com a Laura. Ela sabe o que significa e usa certinho, às vezes até por vontade própria.

Blog - Já se pegou fazendo algo com Laura que remeteu imediatamente ao que sua mãe  fez com você em sua infância?
MB – Muitas coisas… Não só com a Laura, mas vejo situações hoje e entendo muito minha mãe. Outro dia uma menina sumiu em SP e todos se mobilizaram para encontrá-la, o pai havia divulgado um pedido de ajuda. A menina estava com o namorado e esqueceu de avisar. Me lembro de ter ido dormir na casa de amiga sem avisar, quando tinha uns 13 anos e lembro dela desesperada. Na época achei exagero, não entendi ter que levar bronca. Hoje, eu faria o mesmo. Fora que o mundo hoje é outro, mais vulnerável, menos seguro.

BlogCom um blog acessado por tantas mamães,como manter contato com todo esse “exército”?
MB – Procuro responder todos os emails e a maior parte dos tweets e comentários em instagram e facebook. Tenho twitter pessoal (@MarianaBelem) e do Blog (@MamaeDe1aViagem), Instagram pessoal (@MariBelem) e do blog (@MamaeDe1aViagem), fanpage no face do Blog (www.facebook.com/BlogMamaede1aViagem) … É impossível responder tudo, mas eu tento, juro que tento!!!

BlogMe apresenta a Mariana Mãe agora….
MB - Chorona, dura, amorosa, sente culpa (sempre) e é doida pela filha. Laura é meu coração fora do corpo.

Felicidades,Mari!!!

Agora, queremos matar a saudade de quando a Mari veio à Belém para uma sessão de fotos e contou com a produção de Junior Fiel, segue abaixo alguns cliques.

 

Mariana Belém com make de Junior Fiel / 2011

Mariana Belém com make de Junior Fiel / 2011

Mariana Belém e o Make Up Artist,Junior Fiel / 2011

Mariana Belém e o Make Up Artist,Junior Fiel / 2011

Mariana Belém, bela!!! / 2011

Mariana Belém, bela!!! / 2011

Mariana Belém e toda sua simpatia ao lado de Junior Fiel / 2011

Mariana Belém e toda sua simpatia ao lado de Junior Fiel / 2011

Mariana Belém no ensaio fotográfico / Make e Cabelo: Junior Fiel / Foto: Arllen Keuffer / Vestido: Donna Menina

Mariana Belém no ensaio fotográfico / Make e Cabelo: Junior Fiel / Foto: Arllen Keuffer / Vestido: Donna Menina

por Bel Soares

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *