Diastema: você sabe do que se trata?

14 nov 2016 0 0

Diastema é o termo clínico utilizado para designar aquele espaço “extra” entre dois ou mais dentes. É observado mais frequentemente nos dois dentes da frente da arcada superior. O diastema pode ser causado pela diferença de tamanho dos dentes, pela falta de dente ou anormalidade do freio labial, que é o tecido que se estende do lábio à gengiva até o ponto em que se localizam os dois dentes frontais superiores.

p1470413300-3

Enquanto dentição de leite (dentes no bebé e criança), os diastemas tendem até a ser benéficos para promover o espaço necessário para erupção da dentição definitiva cujos dentes apresentam um maior volume. Contudo, nos adolescentes e adultos a situação torna-se, na maioria dos casos, indesejável.  A queixa principal seria a estética comprometida que os espaços irregulares entre os dentes acarretam, além de problemas fonéticos, instabilidade oclusal (mordida incorreta) e maior facilidade de acúmulo de resíduos alimentares e por consequência de placa bacteriana, podendo levar a casos de gengivite (inflamação da gengiva).

img_como_corrigir_o_diastema_dental_9122_600

O tratamento pode ser discutido depois que seu dentista determinar a razão do diastema. As opções podem ser:

  • Iniciar um tratamento ortodôntico que movimente os dentes e feche o diastema. 
  • Facetas de resina ou cerâmica, para fechamento dos diastemas. 

Cada modalidade de restaurações estéticas tem suas vantagens e indicações, sua escolha deve ser avaliada pelo profissional de acordo com o caso do paciente. Em geral, a resina ou a porcelana será adicionada ao dente do paciente para ocupar o espaço vago, recuperando o contato necessário entre os dentes. Se o freio labial for de tamanho anormal, você pode consultar um periodontista e considerar a possibilidade de passar por um procedimento cirúrgico chamado frenectomia. Trata-se de um procedimento que envolve o corte e reposicionamento do freio labial para permitir maior flexibilidade. A consulta com seu dentista é essencial para determinar a melhor opção de tratamento no seu caso! 

 

Dr. Antonio Gonçalves / Dra. Luciana Figueiredo

Kreativ – Clínica Odontológica

fone; (91) 3219 1994 / (91) 98846 7235 (whatsapp)

end: Av. Alcindo Cacela 2351, sala 102 – Sunset Plaza

siga no insta @clinicakreativ

foto-para-blog

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *