Bruxismo: você sabe do que se trata?

4 abr 2017 0 0

O hábito de pressionar e/ou ranger os dentes presente em muitos adultos e crianças, é conhecido como bruxismo e ocorre quando os dentes entram em contato de maneira forçada, de forma silencioso ou  não, especialmente durante o sono. É uma condição muito mais comum do que a gente imagina, sabia?!?

O bruxismo está altamente associado ao estresse, ansiedade, raiva ou tensão, e pode atingir qualquer pessoa, independente da faixa etária. Este fator está muito associado a vida moderna, podendo levar ao início do quadro de bruxismo através de qualquer alteração do estado normal do paciente.  Ele pode, ainda, estar associado à má oclusão dos dentes (contato não ideal dos dentes quando nós mordemos), problemas do sono (como a apneia) ou ser efeito colateral incomum de alguns medicamentos. E mais: problemas musculares e da própria articulação da mandíbula podem ser fator etiológico para este mal.Sem contar que  certas substâncias estimulantes, como cigarro, álcool e cafeína  também podem atuar como fatores que aumentam o risco de bruxismo. 

tratamento-caseiro-para-bruxismo-1

Como vocês podem perceber , o bruxismo possui causas diversas ou ser a união de  duas ou mais das que foram citadas. Somente um profissional capacitado poderá averiguar as possíveis causas de cada paciente, para planejar corretamente o seu tratamento.

O bruxismo, por ser uma ação involuntária, que acontece enquanto dormimos, gera um estresse no sistema mastigatório. O ranger dos dentes, nestes casos, acontece com a força total que possuímos, levando ao desgaste dos dentes e a perda de estrutura pela fricção entre eles. O paciente,  além de ter uma perda estética pelo encurtamento dos seus dentes, pode ser obrigado a fazer tratamentos de canal generalizado, caso o desgaste traumatize a polpa dentaria (o nervo do dente). Os músculos responsáveis pela movimentação do sistema mastigatório, por passarem à noite trabalhando, podem iniciar processos de fadiga, inflamação e dor. Todo cuidado deve ser tomado para evitar que este tipo de resposta se instale, prestando muita atenção aos sinais e sintomas e procurando, imediatamente, um profissional. 

Ranger-os-dentes

Os sinais e sintomas de bruxismo costumam incluir: 

  • Ranger ou apertar os dentes: às vezes tão alto que pode despertar uma pessoa que estiver dormindo ao lado
  • Dentes fraturados
  • Esmalte dental desgastado, expondo camadas mais profundas do dente
  • Aumento da sensibilidade dentária
  • Dor na mandíbula
  • Dor de cabeça
  • Dores e fadiga muscular ao acordar
  • Dificuldade de abrir a boca ao acordar

Como o bruxismo é tratado?

O tratamento dependerá da causa do problema. Fazendo perguntas apropriadas e examinando detalhadamente dentes, músculos e articulação, o seu dentista pode lhe ajudar a determinar a fonte do seu bruxismo. Com base no grau dos danos causados a seus dentes e a causa provável, ele poderá sugerir desde o uso de uma placa para desprogramar o estímulo (causa do ranger dos dentes), até técnicas de relaxamento muscular e fisioterapia. E ainda: ajustes da mordida e do toque dos dentes enquanto mastigam, tratamentos específicos para a articulação, e se necessário, fazer acompanhamento psicológico.

placa-de-bruxismo-porto-alegre

Aos sinais dos primeiros sintomas, cuide-se!

foto-para-blog

Dr. Antonio Gonçalves / Dra. Luciana Figueiredo

Kreativ – Clínica Odontológica

fone; (91) 3219 1994 / (91) 98846 7235 (whatsapp)

end: Av. Alcindo Cacela 2351, sala 102 – Sunset Plaza

siga no insta @clinicakreativ

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *