Bate-papo com Dilú Fiuza de Mello…

3 out 2016 0 0

Dilu Fiuza de Mello, dispensa apresentações, e com 40 anos de carreira tem um acervo construído com base em noivas, vestidos de festas ou formaturas, debutantes, Rainha das Rainhas e até mesmo no manto da virgem de Nazaré. Isso mesmo, a conceituada estilista é multifacetada e por isso tem o respeito, reconhecimento (e assédio) de público que diverge do estilo à idade.

Debutante com vestido by Dilu Fiuza de Mello

Debutante com vestido by Dilu Fiuza de Mello

Vestidos de festas assinados por Dilú.

Vestidos de festas assinados por Dilú.

vestidos de formaturas assinados por Dilú

vestidos de formaturas assinados por Dilú

Este ano, Dilu, participará pela segunda vez, do desfile do salão Junior Fiel RG, assinando os vestidos que estarão na passarela.

Batemos um papo e abrimos um pouquinho de seu vasto acervo, vamos conferir?!?

Blog – Como Dilu Fiuza de Mello se descobriu profissionalmente ?

Dilú – Eu sempre brinco que a profissão que me escolheu (risos). Casei muito jovem e, na época, meu marido não queria que eu trabalhasse, mas a criação de roupas me dava a liberdade de trabalhar dentro de casa, o que facilitou na hora de obter a compreensão dele. Comecei fazendo roupas para crianças e para as amigas, daí as crianças cresceram e já me vi fazendo a roupas das mesmas para seus 15 anos e casamento. Assim foi tudo caminhando e cheguei até aqui.

Blog – O que mudou de lá até aqui?

Dilú – A principal mudança, ao meu ver, foi no âmbito econômico. Quando comecei não tinham muitas opções de boutiques e quaisquer outro meio de adquirir os trajes de festas ou noivas, logo recorriam às costureiras / estilistas. Hoje, com inúmeras opções físicas e virtuais, a estilista é procurada quando a cliente opta por algo muito especial, personalizado e único.

Blog – Rainha das Rainhas…

Dilú – O Rainha foi um concurso do qual me orgulho ter feito parte por tantos anos. Era algo que dava um trabalho imenso, mas que compensava com a alegria e a beleza que colocávamos da criação ao resultado final.

Algumas das Rainhas com fantasias assinadas por Dilú.

Algumas das Rainhas com fantasias assinadas por Dilú.

carinho e reconhecimento do seu trabalho.

carinho e reconhecimento do seu trabalho.

Blog – Em tempos de Círio, fale sobre a emoção de já ter desenhado um manto para Nossa Senhora de Nazaré (1999)…

Dilú – A emoção foi muito grande por tudo que envolveu (e envolve) essa imensa manifestação de fé e adoração, e por saber que milhares de pessoas (de forma presencial ou televisiva) estavam ali vendo uma obra minha. Depois disso, tive a oportunidade de fazer diversos mantos, em diferentes tamanhos, para os leilões que eram promovidos para angariar fundos para a festa. Foi uma época especial.

manto confeccionado por Dilú, em 1999.

manto confeccionado por Dilú, em 1999.

Blog – Noivas…

Dilú – Fazer vestido de noiva é algo que deve ser levado com muita seriedade, afinal, é um momento que envolve um sonho. Por isso, gosto de criar junto à noiva aquilo que ela deseja. Elas chegam com algo em mente, mas vou conversando sobre o biotipo dela,o que ficaria legal e juntamos nossas ideias para que o resultado final seja o que ela pensou dentro do meu estilo.

vestidos de Dilú Fiuza de Mello

vestidos de Dilú Fiuza de Mello

Blog – E qual é o estilo da Dilu Fiuza de Mello?

Dilu – Clássico, algo que possa ser eternizado positivamente numa fotografia, de forma que o passar dos anos não tire a beleza do traje. Já quem opta por modismo corre o risco de cair no ridículo anos mais tarde. 

Blog – Você vai, pela 2º vez, assinar os vestidos que estarão na passarela do desfile de Junior Fiel. Como ocorreu esse encontro e essa afinidade entre vocês?

Dilú – Conheci o Junior, pessoalmente, quando ele me procurou pra fazer o vestido da irmã dele, Anne Fiel. No processo de criação, nos identificamos muito com o trabalho um do outro. Logo em seguida, veio a montagem do desfile “O Sagrado”, que ocorreu ano passado, onde ele queria que desfilasse o vestido que eu havia feito para a irmã dele, aí aproveitamos e formatamos a ideia de todos os outros que entrariam na passarela. 

vestido de Anne Fiel confeccionado por Dilú.

vestido de Anne Fiel confeccionado por Dilú.

Blog – Aproveita e conta pra gente o que você acha do Junior Fiel…

Dilú – O Junior trabalha com seriedade e um detalhismo impressionante. É muito sensível e, por isso, consegue captar o que de melhor uma noiva têm. O desfile que ele organiza, na minha opinião, é uma espécie de coroação do trabalho dele. Ali, ele tem a liberdade de criar e mostrar a assinatura dele, sem interferência nenhuma.

Junior Fiel & Dilú Fiuza de Mello.

Junior Fiel & Dilú Fiuza de Mello.

Blog – Como é pra você estar pela segunda vez fazendo parte disso? E como é o processo de criação dos seus vestidos para o desfile?

Dilú – Pra mim é uma honra e um momento ímpar de mostrar o meu trabalho… quanto a criação, o Junior me orienta, diz o que quer sem tirar a minha liberdade de, também, criar…

Desfile "O Sagrado", 2015.

Desfile “O Sagrado”, 2015.

Desfile "O Sagrado", 2015.

Desfile “O Sagrado”, 2015.

Blog – O que o público pode esperar do desfile “Jardim de Noivas” que vai acontecer dia 20 de Outubro?

Dilú – Maravilhas (risos)…a mesma paixão que ele coloca eu também coloco…portanto, podem esperar maravilhas!!!

Blog – A estilista Dilu Fiuza de Mello…

Dilú – Minha atividade é o que me sustenta, principalmente, emocionalmente… amo o que faço e essa cabeça não vai parar de criar tão cedo.

 

por Bel Soares.

 

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *