A importância da escovação infantil

24 out 2016 0 0

Vamos falar de um assunto que consideramos de grande importância para a saúde de nossas crianças: a escovação infantil.

Tal cuidado é um hábito que devemos iniciar na infância e que nos traz muitos benefícios ao longo da vida, uma vez que a boca é a porta de entrada para inúmeras bactérias e se precaver será sempre a melhor solução.

Precisamos estar atentos para não transformar o momento da escovação em uma rotina chata e sem graça. Assim como os outros hábitos de higiene, ela deve ser uma hora divertida e prazerosa para a criança.

E pra falar mais sobre o tema e tirar algumas dúvidas, que foram enviadas por nossas seguidoras, batemos um papo com a Odontopediatra Jessica Torres, da clínica Kreativ. Confira abaixo:

14797533_10211095492969451_1132813867_n

1 – Tenho um bebê de 4 meses, a partir de que idade inicio a escovação ?

Dra. Jessica Torres – Devemos ter o cuidado de limpar a gengiva do bebê antes mesmo da erupção dos primeiros dentinhos. A escovação inicial deve ser feita assim que surgirem os primeiros dentes com a utilização de uma pasta de dente e escova adequadas.

2- A consulta ao odontopediatra deve ser com que idade?

Dra. JT – O ideal seria uma visita ao odontopediatra o mais cedo possível, enquanto bebê, para a mãe receber todas as orientações de higiene, de produtos adequados à escovação, da importância do flúor, sobre a seriedade da doença cárie, enfim todas os esclarecimentos necessários para que essa criança tenha uma infância, adolescência e uma vida adulta saudável.

higiene-pessoal-infantil-como-escovar-dentes-sem-reclamar

3 – Qual a escova certa para a criança?

Dra JT – A escova ideal é indicada conforme as fases da criança. Na primeira fase, dos 4 meses mais ou menos aos 6 anos, as escovas utilizadas devem ser as infantis, apresentando cabeças pequenas, com cerdas ultra macias e devem ser anatômicas para melhor aceitação e conforto da criança.

Na segunda fase, dos 7 aos 12 anos, onde a criança apresenta uma dentição mista (quando se tem dentes de leite e dentes permanentes na boca), as escovas devem apresentar uma cabeça pequena, mas com formato oval e que tenha cerdas extra macias, para a proteção das bochechas, gengiva. Entrou na adolescência, já pode utilizar as escovas para adulto.

4 – De quanto em quanto tempo devo trocar a escova de dente do meu filho?

 Dra. JT – O ideal seria fazer a troca da escova de 3 em 3 meses ou pode acontecer da criança, durante a escovação, morder as cerdas danificando-as, fazendo com que seja necessário fazer a troca antes do tempo ideal. É bom salientar que o armazenamento também é importante na conservação da escova, para que não haja um acumulo de fungos e bactérias. Uma dica para uma boa conservação da escova: depois de escovar os dentes lave e seque bem e deixe as cerdas sempre protegidas.

5 – Criança pode usar creme dental de adulto? No que implica? E qual o creme dental ideal?

 Dra. JT – Pode, mas não é o correto, o certo é usar uma pasta de dente com flúor indicado pra criança, com a quantidade de flúor 1000 a 1100 ppms, valor este considerado ideal e terapêutico para o controle da doença cárie.

É  importante, também, observar a quantidade de pasta colocada na escova em cada escovação, que será de uma quantidade equivalente a 1 grão de arroz, para crianças de 0 a 3 anos ou que não saibam cuspir e de 1 grão de ervilha para crianças acima de 3 anos ou que já saibam cuspir. Essas quantidades são recomendadas e seguras pela Associação Brasileira de Odontopediatria para se evitar a doença cárie e a fluorose nos dentes permanentes.

pai-fazendo-a-escovacao-da-boca-do-bebe-00000000000110b3

6 – A partir de  que idade a criança deve usar o fio dental?

 Dra. JT – O fio dental é um componente importante na higienização bucal, junto com a escova e a pasta dental. Durante a escovação, a escova não consegue limpar entre os dentes, por isso o fio dental é importante para uma completa limpeza. Não existe uma idade ideal e sim quando a dentição permitir o uso de fio dental.
7 – Quantas vezes por dia deve-se escovar os dentes?

Dra JT – Para que haja uma higienização completa, o ideal é que seja feita 3 escovações por dia, sempre depois das principais refeições. Sendo que a escovação mais importante e nunca deve ser negligenciada é a que é feita antes de dormir, porque durante o sono existe um aumento da temperatura da boca e uma diminuição de saliva, tornando assim um ambiente propício à proliferação de bactéria, dando origem a doença cárie e a problemas gengivais.

como-cuidar-dentes-maxima-8309
8 – Como escovar corretamente? Tem como fazer um passo a passo?

Dra. JT – O momento da escovação deve ser de orientação e também de diversão, fazendo com que esse momento seja agradável pra criança.

1º- Inicie a escovação pela superfície da mastigação, fazendo movimentos de vai e vem.

2º – Nas faces voltadas para as bochechas e nas faces internas, escove suavemente, em movimentos circulares e também escove essas regiões de cima pra baixo (da gengiva até a ponta dos dentes).

3º – A língua  também deve ser escovada com movimentos suaves de trás pra frente, com isso há a remoção das bactérias que causam mal hálito.

9 – Quais os principais problemas dentários que uma criança pode ter e como identificar?

Dra. JT –  A doença cárie é um dos principais problemas dentários na população infantil. O ideal é que a doença cárie seja identificada na sua fase inicial, apresentando manchas brancas, opacas e sem perdas de estruturas, fase esta somente identificada de forma segura pelo dentista. Na maioria dos casos os pais só conseguem identificar a lesão de cárie em um estado mais avançado com perda de estrutura, coloração mais escurecida e o pior com a dor. Com a identificação no estágio inicial o tratamento é mais simples e não traumático, enquanto que o tratamento na fase mais avançada é mais invasivo. Devido a esses fatores é importante que se faça visitas regulares ao odontopediatra.

 

Dra. Jessica Torres – Odontopeditra

Kreativ – Clínica Odontológica

fone; (91) 3219 1994 / (91) 98846 7235 (whatsapp)

end: Av. Alcindo Cacela 2351, sala 102 – Sunset Plaza

siga no insta @clinicakreativ

 

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *