5 dúvidas sobre o botox e uma médica expert!

22 abr 2015 0 0

Reunimos 5 mulheres, lindas e bem-sucedidas (mas que não quiseram se identificar e a gente respeita!), com dúvidas sobre a toxina botulínica, e cada uma nos enviou sua pergunta. Quem respondeu??? A bela (desconfio que veio de algum reino encantado com esse rosto de princesa!rs), Dra. Vanessa Metz, dermatologista queridinha de algumas celebs e cariocas badaladas.

Dra. Vanessa Metz (foto reprodução)

Dra. Vanessa Metz (foto reprodução)

1º dúvida –  Fala-se muito em botox, o que é essa toxina? como age?

Botox é uma marca de toxina botulinica. Injetamos a quantidade de toxina desejada dentro da musculatura facial que desejamos suavizar sua ação. A toxina se liga a receptores musculares e com isso os neurotransmissores enviados pelo cérebro para fazer contrair aquela musculatura não conseguirá se ligar a esses receptores e com isso não há a contração muscular. Por isso, a toxina é indicada para utilização em áreas dinâmicas, ou seja, em áreas de mímica facial. Rugas estáticas, que existem em repouso não são a indicação e sim nas áreas com rugas que apareceram ao contrair aquela musculatura. A quantidade utilizada e os pontos de aplicação variam conforme o rosto da paciente.

2º dúvida –  Quem pode usar BOTOX? Existe uma idade mínima?

Todas as pessoas que já possuem uma queixa de rugas dinâmicas, desde que não tenham histórico de alergia aos componentes e não sejam grávidas e lactantes. A partir da idade adulta, não existe idade mínima, porém, o que aconselho é começar as aplicações a partir do momento que começou a incomodar.

Botox (foto reprodução)

 

3º dúvida – Tenho preconceito com Botox porque acredito que ele vai melhorar o aspecto de tal ruga, porém, se eu não refizer, ela volta e ficarei eternamente dependente dele, não é isso?

O efeito, de fato, é temporário, pois, novos receptores se formam e os neurotransmissores conseguem voltar a se ligar nesses novos e fazer a contração muscular. Dura em torno de 4-6 meses, quando então pode ser feita nova aplicação. Sempre peço para a paciente esperar realmente voltar os movimentos para uma nova sessão.

4º dúvida –  O que acontece se o botox der errado? Alguma deformação no rosto pode ocorrer?

Se aplicado com um profissional experiente e que conheça muito bem a anatomia facial, poucos efeitos adversos acontecem, a não ser o risco de vermelhidão local temporária e pequenos hematomas. O problema é aplicar com profissionais que não tenham esse conhecimento, então, o risco de aplicar no músculo errado, e observar assimetrias, é maior. A quantidade aplicada em cada área também é importante para não ficar com aspecto plastificado demais.
5º dúvida –  Pode (ou é adequado) fazer botox no pescoço? Como funciona?

Sim, pode no músculo Platisma. Esse músculo possui naturalmente uma ação repressora, ou seja, puxa pra baixo o rosto. Ao aplicarmos nas bandas desse músculo, observamos um suave efeito lifting. Essa ação é mais sutil do que os músculos da face, mas vale a pena. Só devemos observar a quantidade aplicada, pois, o excesso pode trazer dificuldades de engolir, por exemplo, o que não é bem-vindo!!!

Segue os contatos da Dra. Vanessa Metz:

Clínica Dra Vanessa Metz
Dermatologia – Estética – Laser
Rua Visconde de Pirajá 351 sala 620 – Galeria Fórum de Ipanema – Rio deJaneiro
Tels: (21) 2521-0772 e (21) 2513-3068
E-mail contato@vanessametz.com.br
Facebook.com/dravanessametz
Instagram @dravanessametz

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *